sexta-feira, 5 de junho de 2009

O MODERNISMO E A SEMANA DE 22

Obapuru de Tarcila do Amaral
O MODERNISMO NO BRASIL TEVE INICIO NA SEMANA DE 1922.
Enquanto os movimentos de ruptura aconteciam no mundo ─ Impressionismo, no final do século passado e Expressionismo, Cubismo e Abstracionismo; nas primeiras décadas de nosso século ─, no Brasil ainda se produzia realismo acadêmico. Em 1913, aconteceu a primeira mostra de arte não cênica, a de Lasar Segall, pintor lituano situado entre o Expressionismo e o Cubismo. Anita Malfatti, expondo em 1917, em São Paulo, desencadeou mudanças radicais. Nos seus quadros, se mesclam Expressionismo, Fauvismo e Cubismo. Suas obras, O Homem Amarelo, A Estudante Russa, A Mulher de Cabelos Verdes refletiam as novas tendências. Anita, mais o escultor Victor Brecheret, os pintores Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral, os escritores Oswald de An¬drade, Mário de Andrade, Menotti Dei Picchia e o músico Villa-Lobos participaram da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Idealizada por Di Cavalcanti, a Semana causou profundas mudanças na cultura brasileira, incentivando novas pesquisas estéticas, atualizando o conhecimento dos artistas brasileiros e despertando uma consciência criadora nacional.

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